Três migrantes clandestinos encontrados a bordo de cargueiro no porto de Lisboa

“Durante a manobra de entrada, o rebocador que estava a dar apoio apercebeu-se que estavam algumas pessoas na porta do leme e informou o piquete da Polícia Marítima, tendo sido desencadeados todos os procedimentos legais”, indicou o comandante.

A Polícia Marítima de Lisboa impediu três pessoas que viajavam de forma clandestina na porta de leme de uma navio cargueiro com a bandeira da Libéria, de entrar em Portugal.

Os três migrantes foram detetados durante as manobras da embarcação no porto de Lisboa para reabastecimento de combustível, explicou o comandante Diogo Branco à agência Lusa.

"Durante a manobra de entrada, o rebocador que estava a dar apoio apercebeu-se que estavam algumas pessoas na porta do leme e informou o piquete da Polícia Marítima, tendo sido desencadeados todos os procedimentos legais", indicou.

As autoridades procuraram, de imediato, garantir que “não havia entradas ilegais em território nacional” nem que haveria quedas ao mar, afirmou o responsável da Polícia Marítima.

"Procedeu-se a uma visita a bordo para assegurar as condições de segurança e constatou-se que estavam três elementos maiores de idade, homens, indocumentados, num espaço contíguo à porta do leme em condições absolutamente perigosas para a sua integridade física", assinalou.

O cargueiro destina-se ao porto de Antuérpia, na Bélgica. Os três homens, a quem lhes foi negado o desembarque em Portugal, irão continuar no navio sob responsabilidade do comandante da embarcação.

"Ficarão a cargo do comandante do navio que se assegurará das condições de habitabilidade necessárias e depois o seu desembarque na Monróvia (capital da Libéria), local onde embarcaram no dia 12 de abril", esclareceu Diogo Branco.