Portugal poderá chegar aos dois milhões de vacinados com a primeira dose já esta terça-feira

Neste fim de semana foi batido o recorde de inoculações diárias ao vacinar 120 mil pessoas no sábado. 

Portugal poderá chegar aos dois milhões de vacinados com a primeira dose já esta terça-feira

Portugal poderá ter esta terça-feira dois milhões de pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19, anunciou, esta segunda-feira, o responsável pelo plano de vacinação.

"Estima-se que, até dia 20 de abril, se conseguirá atingir os dois milhões de pessoas vacinadas pelo menos com uma dose", indicou a task-force à agência Lusa.

Na mesma nota, a equipa liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo também assinalou os mais de 2,5 milhões de vacinas já administradas na população.

Segundo os últimos dados disponíveis, 1.933.854 pessoas tinham recebido a primeira dose da vacina até às 23h59 de domingo e 652.874 completaram a vacinação contra a covid-19. Assim, foram inoculadas no total 2.586.728 doses.

Em relação ao processo de vacinação do pessoal docente e não docente das escolas do ensino público e privado, a task-force sublinhou, no comunicado, as "mais de 184 mil pessoas" vacinadas no fim de semana, ao marcar um novo recorde diário de inoculações no sábado – cerca de 120 mil doses.

A nota também deu conta de que aproximadamente 189 mil pessoas foram contactadas através de SMS e chamada telefónica.

Neste grupo foram excluídas as pessoas que já tinham sido vacinadas, grávidas e recuperados do vírus.

Já os docentes e auxiliares que não chegaram a receber a primeira dose no fim de semana (e sejam posteriormente identificados pela task-force) podem ser vacinados já a partir desta semana.