Negacionista norueguês morre infetado com covid-19

Morreu dias depois de ter organizado duas festas ilegais na sua residência.

Um conhecido negacionista da covid-19 na Noruega morreu infetado o vírus SARS-CoV-2. Hans Kristian Gaarder tinha um fórum online de teorias de conspiração relacionadas com a pandemia, bem como sobre as eleições presidenciais de novembro de 2020 dos Estados Unidos da América.

Gaarder, que defendia que o vírus SARS-CoV-2 não existia e que a pandemia se tratava de um “plano de liderança mundial”, morreu a 6 de abril. No entanto, só foi possível averiguar a causa da morte na autópsia, uma vez que sempre se negou a ser testado ao vírus.

As autoridades locais acreditam que o negacionista, de 60 anos, terá estado doente durante várias semanas sem avisar ninguém. Morreu dias depois de ter organizado duas festas ilegais na sua residência, nos dias 26 e 27 de março.

Agora, o município de Gran, no sudeste da Noruega, pede a todos os participantes da festa para fazer um teste à covid-19.

“Não sabemos quantos ou quem participou nas festas, mas pedimos a todos os participantes que façam um teste o mais rápido possível”, lê-se num comunicado.