Shakira terá defraudado o Estado espanhol em 14,5 milhões de euros

A defesa de Shakira alega que, entre concertos e a agenda associada ao meio artístico, a cantora passou menos de 184 dias no país, pelo que não tinha obrigação de pagar impostos por não ser considerada residente.

Shakira está a ser acusada, pela Agência Estatal de Administração Tributária de Espanha, de ter defraudado o Estado espanhol em 14,5 milhões de euros entre 2012 e 2014. Em causa está o não pagamento de impostos sobre arrendamento e património.

A notícia é avançada pela agência de notícias espanhola Efe, que cita fontes jurídicas. No entanto, a defesa de Shakira alega que, entre concertos e a agenda associada ao meio artístico, a cantora passou menos de 184 dias no país, pelo que não tinha obrigação de pagar impostos por não ser considerada residente.

Já em janeiro de 2020, dois inspetores da agência tributária espanhola declararam que a artista não tinha feito o pagamento do Imposto de Renda entre 2012 e 2014.

Em 2018 foi instaurado um processo contra a cantora e o seu assessor fiscal nos Estados Unidos. Ambos estavam acusados de seis crimes contra a agência espanhola por, alegadamente,  terem elaborado um "plano" para não pagar nem o imposto de renda, nem de património, utilizando uma rede de 14 empresas sediadas em paraísos fiscais que recebiam o que Shakira ganhava com “a sua atividade profissional”.