Rui Unas criticado por promover “asneiras” de Tomás Taveira e elogiar o arquiteto

O apresentador já reagiu às críticas. 

Rui Unas anunciou, esta quinta-feira, que Tomás Taveira será o próximo entrevistado do seu programa “Maluco Beleza”. O comediante realçou que “um homem não pode ser definido apenas pelas asneiras que fez na vida” e as críticas não tardaram em chegar.

Recorde-se que o arquiteto foi protagonista de um dos maiores escândalos sexuais de Portugal, em 1989, quando a imprensa divulgou imagens de vídeos de caráter sexual com mulheres mais novas.

"Ícone. Tomás Taveira. 82 anos. Um homem não pode ser definido apenas pelas asneiras que fez na vida. Estar à conversa uma hora com o arquiteto Tomás Taveira é conhecer um espírito livre, de uma cultura imensa, sentido de humor e uma referência absoluta na arquitetura em Portugal. Se vai ao Maluco Beleza… ele é Maluco Beleza para isso", escreveu Unas, na sua página de Instagram junto de uma fotografia com o arquiteto.

A posição de Unas foi criticada em várias redes sociais. “O que Taveira fez não foram asneiras. Isso faço ao comer entremeada ou beber dois copos de vinho. Filmou sem consentimento. Usou a posição de poder. Humilhou. Chantageou mulheres e foi o namorado de uma que o denunciou. Não foram asneiras. Foram crimes”, escreveu a jornalista da RTP Rita Marrafa de Carvalho.

Outros internautas consideram que Tomás Taveira foi convidado para o programa para este “ter mais visualizações” e que Rui Unas “devia ser responsabilizado pelas suas atitudes”.

Face às críticas, o apresentador apagou a publicação e partilhou um pedido de desculpas nas histórias da rede social.

“É, de facto, complicado, e nunca conseguirei explicar completamente o que quis dizer. Mas uma foto, uma imagem, tem sempre uma mensagem. Se a mensagem é mal interpretada por muitos e até contrária aos teus princípios, o melhor é retratarmo-nos e, humildemente, corrigir. Creio que conhecem o suficiente para saberem em que lado da trincheira estou”, afirmou.