Infarmed continua a ter mais reações à Pfizer. Vacina da AstraZeneca vai ser usada

 Foram notificadas 3554 reações após a vacina da Pfizer (1,8 a cada mil doses), 903 após a vacina da AstraZeneca (1,4 a cada mil doses) e 260 à vacina da Moderna (1,2).

Infarmed continua a ter mais reações à Pfizer. Vacina da AstraZeneca vai ser usada

A Agência Europeia do Medicamento recomenda que quem fez a primeira dose com vacina inglesa deve fazer também a segunda.

Em Portugal, a vacina da AstraZeneca começou por ser usada em pessoas mais novas, o que incluiu milhares de profissionais de saúde e trabalhadores de serviços críticos. A segunda toma começa no início de maio.

A EMA mantém que os benefícios da vacina superam os riscos em todas as faixas etárias, tal como fez em relação à vacina da Janssen, não obstante reconhecer casos raros em pessoas que desenvolvem tromboses e baixa de plaquetas.

Os países têm agora de decidir se continuam a dar estas vacinas apenas acima dos 60 anos, não havendo uma indicação clara sobre maior ou menor risco acima desta faixa etária, ou se usam a vacina em pleno. Portugal recebeu 1,1 milhões de doses  e só foram administradas 625 mil. Ao todo já foram feitas 2,7 milhões de doses de vacinas da covid-19 em Portugal, a maioria da Pfizer.

A maioria das reações adversas notificadas em Portugal dizem respeito a esta vacina. Até 22 de abril foram notificadas 4717 reações ao Infarmed, 43% graves. Foram notificadas 3554 reações após a vacina da Pfizer (1,8 a cada mil doses), 903 após a vacina da AstraZeneca (1,4 a cada mil doses) e 260 à vacina da Moderna (1,2).

Foram já investigadas 29 mortes após a toma das vacinas, a maioria de idosos, «sem relação causal direta demonstrada», diz o regulador num relatório que o Nascer do SOL consultou.