Portugal é o país da UE com menos novos casos de covid-19

Todas as regiões registaram óbitos associados à covid-19 este domingo, à exceção do Alentejo e dos arquipélagos.

O Centro Europeu para Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) disponibilizou recentemente novos dados sobre a pandemia. Em seis semanas, Portugal mantém-se como o país da União Europeia com menor índice de incidência de novos casos de COVID-19.

O país mantém esta posição desde o dia 18 de março. De acordo com o relatório publicado, Portugal tem 75 novos casos por cada 100 mil habitantes. De referir que a média europeia está agora em 426. A zona Centro é a que tem menor índice de incidência estando no intervalo entre as 20 e as 59,9 por 100 mil habitantes.

Situação epidemiológica Portugal registou, este domingo, 478 novos casos de covid-19 e seis óbitos associados à doença. De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), divulgado ontem, o país soma agora um total acumulado de 834.443 infetados e 16.965 vítimas mortais desde o início da pandemia. O Norte foi a região com mais novos casos registados: foram reportados 172 contágios nas últimas 24 horas. Segue-se o Lisboa e Vale do Tejo com 134, o Alentejo com 51, o Centro com 42 e o Algarve com 30. Nos arquipélagos da Madeira e dos Açores há 35 e 14 novas infeções, respetivamente.

Dos seis óbitos, dois ocorreram no Norte, dois no Centro, um em Lisboa e Vale do Tejo e um no Algarve. O número de internados devido à doença aumentou ligeiramente, e há agora 348 pessoas com sintomas da covid-19 nos hospitais portugueses, mais seis do que ontem. Destas, 98 estão em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) – número que não sofreu qualquer alteração face ao último balanço.

Por outro lado, 308 pessoas recuperaram da doença, elevando o total de recuperados desde o início da pandemia para 792.685. Há agora 24.792 casos ativos de covid-19 no país, mais 164 do que ontem, e as autoridades de saúde têm 24.313 contactos em vigilância.

Auto-agendamento da vacinação Foram abertas mais vagas ontem e o mesmo acontecerá nos próximos dias para o auto-agendamento da vacinação contra a covid-19. A garantia é dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, depois de terem esgotado as vagas em alguns concelhos, nomeadamente no Norte do país.

Até à manhã de domingo, 130 mil portugueses já tinham marcado a própria vacinação. Recorde-se que esta medida se aplica aos portugueses com mais de 65 anos e entrou em vigor na passada sexta-feira.

Através da informatização do processo, o novo portal covid-19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento chegará também a pessoas mais novas, para que haja uma média de pelo menos 100 mil portugueses vacinados todos os dias.