Galp com lucro de 26 milhões no primeiro trimestre

Os resultados da petrolífera no primeiro trimestre de 2021 representam uma quebra homóloga de 13%, anunciou esta segunda-feira a empresa à CMVM.

A Galp Energia fechou o primeiro trimestre de 2021 com um lucro de 26 milhões de euros, uma quebra homóloga de 13%, anunciou esta segunda-feira a empresa à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"Estes resultados trimestrais, alcançados em condições macro ainda muito desafiantes, denotam uma saudável melhoria, mesmo se comparados com os do mesmo trimestre de 2020, quando apenas tínhamos sentido o impacto inicial dos extraordinários acontecimentos desse ano", refere o CEO da Galp, Andy Brown, sobre os números – ajustados para corrigir os efeitos de stock e eventos não-recorrentes (RCA). 

A petrolífera adianta ainda que o EBIT RCA aumentou 30% em comparação com o mesmo período do ano anterior para 284 milhões de euros (217 milhões em 2020). O EBITDA RCA foi, por sua vez, de 499 milhões de euros (469 milhões em 2020). 

"A posição financeira da Galp melhorou e as medidas que tomámos para ajustar o nosso portfolio e para incutir disciplina nos custos tornaram-nos mais fortes para os desafios que ainda temos pela frente. Continuámos a abraçar a mudança e a avançar nos nossos principais projetos, suportados por uma carteira ímpar de ativos e pelas nossas pessoas", acrescenta o responsável.  

Neste período, o investimento da petrolífera cresceu 23% para 178 milhões de euros, enquanto a dívida líquida subiu 4% para 1552 milhões de euros.