Milhares de artigos pirotécnicos apreendidos perto de uma escola em Guimarães

Os artigos pirotécnicos foram apreendidos num estabelecimento comercial que “abastecia” alunos de uma escola. Os alunos vendiam os artigos – conhecidos como ‘bombinhas’ ou petardos – entre si e deflagravam-nos na escola e suas imediações, “como se de um brinquedo se tratasse”.

A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu, esta quarta-feira, milhares de artigos pirotécnicos num estabelecimento comercial em Guimarães. Os artigos, sem rotulagem, eram vendidos a alunos de uma escola das proximidades.

A operação foi desencadeada após várias denúncias que davam conta da existência de artigos pirotécnicos a circular entre alunos da escola. Segundo as denúncias, os alunos vendiam os artigos – conhecidos como ‘bombinhas' ou petardos – entre si e deflagravam-nos na escola e suas imediações, "como se de um brinquedo se tratasse".

Segundo a PSP, o proprietário do estabelecimento foi detido e notificado para comparecer no Tribunal Judicial de Guimarães, por ter na sua posse uma arma proibida, concretamente um bastão extensível. O homem, de 37 anos, tinha ainda na sua posse várias embalagens de artigos pirotécnicos diferentes para venda, "sem controlo de entrada em território nacional". O estabelecimento comercial não tem licença para a venda daquele tipo de produtos.

Os artigos eram vendidos "de forma indiscriminada, contrariando todas as normas existentes nesta matéria e pondo em perigo os seus compradores".

Em comunicado, a PSP deixou um alerta: "A indevida utilização destes artigos pirotécnicos por crianças pode provocar graves lesões e até amputação de membros".