Sociedade

Portugal ajuda Brasil e envia medicamentos

Brasil ultrapassou esta quinta-feira a barreira das 400 mil vítimas mortais devido à covid-19. 

Portugal vai apoiar o Brasil com um lote de medicamentos para o combate à covid-19. Este envio surge na sequência de um pedido formulado pelo Ministério da Saúde brasileiro.

Em comunicado, esta sexta-feira, o gabinete do secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André, revela que o lote de medicamentos Atropina Lebesfal – destinado a uso hospitalar - chega hoje a São Paulo, numa entrega feita pelo Governo português ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, em articulação com a Embaixada do Brasil em Lisboa.

“Portugal mobiliza-se, deste modo, uma vez mais, contribuindo para o esforço que se vem desenvolvendo no desafiante combate a esta pandemia, numa manifestação de solidariedade com todos os cidadãos brasileiros”, revela a mesma nota.

Recorde-se que o Brasil ultrapassou na quinta-feira a barreira das 400 mil vítimas mortais associadas à doença e é o segundo país do mundo com mais óbitos. O país admitiu a falta de vários medicamentos, oxigénio e kits de intubação para pacientes em estado grave.