Empresário condenado a cinco anos de pena suspensa por tentar matar dois jornalistas da RTP

Homem conduziu carro contra equipa da RTP, que conseguiu desviar-se. Condenado a uma pena suspensa de cinco anos de prisão.

Um empresário de Torres Novas foi condenado a uma pena suspensa de 5 anos de prisão por ter tentado atropelar dois jornalistas da RTP.

O caso remonta a 2016, quando os repórteres Soraia Ramos e Marques de Almeida estavam a desenvolver uma investigação sobre a venda pelo Estado de material de combate a incêndios a uma empresa de reciclagem de sucatas de Torres Novas e recolhiam imagens à entrada da mesma, escreve o Correio da Manhã.

O arguido tinha previamente acedido a dar uma entrevista, mas depois disse que não queria estar a ser filmado e ameaçou passar com um carro por cima dos jornalistas se estes não parassem. Entretanto concretizou a ameaça e avançou com o carro em direção à equipa da RTP, tendo a cena ficado registada em vídeo.

Assim, o Tribunal da Relação de Évora considerou que o empresário previa que poderia atingir mortalmente os jornalistas, o que apenas não aconteceu por estes se terem conseguido desviar, segundo o mesmo jornal.

O empresário, que negou a intenção de atingir os jornalistas, foi condenado, além da pena suspensa de 5 anos de prisão por dois crimes de homicídio qualificado na forma tentada e um crime de ofensas à integridade física, ao pagamento de uma indemnização de 4.500 euros.