Prestação da casa desce em maio para contratos com Euribor a seis meses

Um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses e com um ‘spread’ (margem de lucro do banco) de 1% paga a partir deste mês 447,73 euros, o que reflete uma descida de 1,45 euros face à última revisão em novembro.

A prestação paga pelos clientes ao banco no crédito à habitação vai descer em maio nos contratos indexados à Euribor a seis meses e a subir a três meses face às últimas revisões, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Um cliente com um empréstimo no valor de 150 mil euros a 30 anos indexado à Euribor a seis meses e com um 'spread' (margem de lucro do banco) de 1% paga a partir deste mês 447,73 euros, o que reflete uma descida de 1,45 euros face à última revisão em novembro.

Já num empréstimo com as mesmas condições, mas indexado à Euribor a três meses, o cliente passa a pagar 446,29 euros, mais 0,59 euros do que pagou desde fevereiro.

Estes valores são calculados tendo em conta as médias da Euribor no mês de abril, tendo sido, a seis meses de -0,516% e a três meses de -0,538%.

Desde abril de 2020 que milhares de famílias não estão a pagar o crédito à habitação, fazendo uso do decreto-lei do Governo que permite moratórias nos créditos à habitação. O período inicial da suspensão dos pagamentos foi, entretanto, estendido até 30 de setembro de 2021.

Um diploma publicado no ano passado, mas com produção de efeitos em 01 de janeiro de 2021 veio permitir a adesão às moratórias até 31 de março, não podendo o período de aplicação das medidas exceder os nove meses contados da data de comunicação da adesão.

Este limite dos nove meses contempla eventuais períodos que já tenham estado cobertos por moratória.

As famílias que fizeram uso da moratória privada — criada no âmbito da Associação Portuguesa de Bancos — e não reuniram critérios para aderir à pública, retomaram em abril o pagamento do crédito à habitação.

As taxas Euribor são o principal indexante em Portugal nos contratos bancários que financiam a compra de casa. A Euribor a seis meses é a mais usada, seguida da taxa a três meses.