Quem tem mais de 25 anos já pode renovar o Cartão de Cidadão sem sair de casa. Saiba como

Novas regras são apenas para quem não pretende alteração de dados.

O Governo anunciou que, a partir desta quarta-feira, quem tiver 25 ou mais anos vai receber em casa a "carta PIN com os códigos do seu novo cartão e uma referência multibanco para pagamento da renovação", facilitando a nova emissão do documento de identificação.

Segundo o comunicado do Executivo, a carta é enviada 60 dias antes do fim da validade do Cartão de Cidadão. No entanto, esta forma facilitada de renovação só é possível se não houver alteração de dados, como o nome, a assinatura, a fotografia, a morada ou contactos.

"A renovação automática do Cartão de Cidadão, que anteriormente implicava a confirmação por mensagem SMS e agora é feita de forma espontânea com o envio automático da carta PIN", adianta o Governo.

"O Cartão de Cidadão será enviado por correio para a morada do seu titular. Por razões de segurança, é entregue exclusivamente ao próprio titular e, para garantir que tal acontece, será solicitada a apresentação de um documento oficial com fotografia, como o Cartão de Cidadão caducado, o passaporte ou a carta de condução", explica ainda.