Governo volta a querer vender banco da CGD no Brasil

A venda – que pode ser total ou parcial – fazia parte do plano de reestruturação do banco público, acordado com a Comissão Europeia, no entanto, a sua alienação até à data ainda não foi concretizada.

Governo volta a querer vender banco da CGD no Brasil

O Governo aprovou o relançamento da venda do Banco Caixa Geral – Brasil, depois de ter falhado o primeiro processo de venda.

A venda do banco da CGD no Brasil – que pode ser total ou parcial – fazia parte do plano de reestruturação do banco público, acordado com a Comissão Europeia, no entanto, a sua alienação até à data ainda não foi concretizada.

Em fevereiro, na apresentação de resultados de 2020, o presidente executivo da CGD, Paulo Macedo, deu conta da execução do plano de reestruturação (rentabilidade, redução de ativos problemáticos, redução de estrutura), exceto a venda das unidades do Brasil e de Cabo Verde.

A venda do banco brasileiro é feita pela CGD, sendo as decisões finais tomadas pelo Governo após proposta da administração do banco público.

Em maio do ano passado, após proposta da CGD, o Governo rejeitou as propostas para compra do Banco Caixa Geral – Brasil por considerar que não estavam "reunidas as condições para a aceitação de qualquer das propostas vinculativas apresentadas", por não salvaguardarem "de modo adequado e permanente os interesses patrimoniais da CGD e a concretização dos objetivos subjacentes ao processo de alienação".