Recluso fugiu da prisão de Aveiro e entregou-se na cadeia de Vale do Sousa

Homem aguarda julgamento por crimes de roubo e coação.

Um recluso, que fugiu no domingo do Estabelecimento Prisional de Aveiro, entregou-se, esta quinta-feira, na prisão de Vale do Sousa, em Paços de Ferreira.

De acordo com uma nota da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), citada pela agência Lusa, o recluso tinha fugido da cadeia de Aveiro, onde se encontrava em prisão preventiva a aguardar julgamento por crimes de roubo e coação.

No dia 6 de maio, apresentou-se voluntariamente no Estabelecimento Prisional de Vale do Sousa.

De acordo com a agência noticiosa, já foi aberto um processo de inquérito interno, a cargo do Serviço de Auditoria e Inspeção Centro, para apurar as circunstâncias em que ocorreu a fuga.

De realçar que, na quarta-feira, o Sindicato do Corpo da Guarda Prisional alertou para a insuficiência de efetivos.

“Os nossos Estabelecimentos Prisionais estão a funcionar com 820 guardas a menos, facto que condiciona e dificulta gravemente o cumprimento da missão dos guardas prisionais, além de acentuar o risco inerente à profissão”, alerta o sindicato num comunicado citado pela Lusa.

O recluso em questão sequestrou um taxista no Fundão, em dezembro do ano passado, e, sob ameaça de uma caçadeira e de uma faca, obrigou o motorista a dirigir-se para Braga. No táxi seguia também outro homem, a mulher do recluso que estava em fuga e uma menina de dois anos, filha da detida e do fugitivo.