Politica

Von der Leyen falou em português para citar enfermeira: "Juntos somos mais fortes" | Vídeo

"Enquanto me preparava para esta cimeira, recebi uma carta de uma jovem enfermeira portuguesa", contou a presidente da Comissão Europeia no final do seu discurso na cerimónia de abertura da Cimeira Social, na Alfândega do Porto.


Na sua intervenção na Cimeira Social no Porto, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falou em português devido a uma carta que recebeu de uma jovem enfermeira portuguesa, com intuito de reforçar que "a Europa é mais forte junta".  

"Enquanto me preparava para esta cimeira, recebi uma carta de uma jovem enfermeira portuguesa. O seu nome é Vitória e ela escreveu-me porque pôde encontrar um emprego graças a um dos programas sociais da nossa União", revelou von der Leyen, falando na cerimónia de abertura da Cimeira Social, na Alfândega do Porto.

A líder do executivo comunitário ficou sentida com as palavras da portuguesa ao citar uma das frases da jovem no seu discurso: "Estou grata por ter nascido num país que pertence à União Europeia".

De seguida e, em português, ainda a dar voz às palavras da portuguesa, von der Leyen disse: "Juntos somos mais fortes".

"A Vitória tem toda a razão. Juntos somos mais fortes, juntos podemos cumprir as nossas regras sociais e fazê-las funcionar para todos os europeus. Juntos podemos cumprir a promessa da Europa", salientou Ursula von der Leyen.

No dia em que líderes políticos e entidades institucionais se uniram para assumir compromissos sociais para um futuro melhor para a próxima década na União Europeia, a presidente da Comissão Europeia incitou para que esta promessa social “ganhe vida”.

"É isto que nos traz aqui ao Porto. Estamos aqui para construir uma Europa social que esteja à altura dos nossos dias, que seja capaz de concretizar as nossas ambições, por isso obrigada António [Costa] pela liderança para convocar esta Cimeira Social", sublinhou Ursula, direcionando-se para o primeiro-ministro português.