Por cada 10 mil adeptos nos festejos do Sporting haverá apenas quatro infetados, diz investigador

A prevalência da covid-19 na zona de Lisboa e Vale do Tejo é de 0,04%, por isso a probabilidade de estarem pessoas infetadas nos festejos é baixa.

Por cada 10 mil adeptos nos festejos do Sporting haverá apenas quatro infetados, diz investigador

Carlos Antunes, investigador da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, afirmou, esta quarta-feira, que “do ponto de vista matemático” o risco dos festejos do Sporting desencadearem um descontrolo epidemiológico é baixo e que deverá haver quatro contágios por cada 10 mil adeptos.

"Do ponto de vista matemático, sabendo a natureza do contágio desta doença, o risco é baixo. Por cada 10 mil que lá estiveram sairão de lá quatro pessoas infetadas", explicou à agência Lusa.

O investigador fundamentou as afirmações dizendo que a prevalência da covid-19 na zona de Lisboa e Vale do Tejo é de 0,04%, por isso a probabilidade de estarem pessoas infetadas nos festejos é baixa.

"Temos de nos basear na taxa de incidência [de novos casos] da região. Não sabemos se eram todas de Lisboa e Vale do Tejo, mas mesmo vindo de outras regiões a incidência é baixa", disse.

No entanto, apela à “prudência” para que “a situação” seja de “menor risco” e aconselha a quem esteve nos festejos que reduza os seus contactos e realize um autoteste de deteção ao vírus ao SARS-CoV-2 daqui a dois ou três dias.