Detetada legionella em fábrica na Ribeira Grande nos Açores

Bactéria foi identificada num equipamento ao ar livre onde não trabalham pessoas.

A bactéria 'legionella' foi detetada numa das torres de arrefecimento da empresa de laticínios Insulac, localizada na Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores. No entanto, ainda será feita uma contra-análise, revelou esta quarta-feira a empresa.

A 'legionella' estava no exterior da fábrica, mas o teste ainda está sujeito a contra-análise amanhã [quinta-feira] para averiguar se não foi um falso positivo", afirmou o presidente do conselho de administração da empresa, Jorge Costa Leite, citado pela agência Lusa.

"Há um equipamento que revelou que havia 'legionella', mas não há nenhum caso positivo de 'legionella', isso não passou para as pessoas. Isso foi revelado numa análise de rotina, que é feita mensalmente", sublinhou.

O delegado de saúde da Ribeira Grande já esteve na fábrica e o "tratamento recomendado" já está a ser realizado, adiantou Jorge Costa Leite, acrescentando que “não houve nenhum caso positivo em nenhuma pessoa, a contaminação é fácil de tratar, é com lixivia e cloro e está a ser tratado".