“Retoma ainda vai demorar”, diz Costa Silva

Costa Silva acredita que “talvez em 2022” já haja alguma recuperação, da qual os primeiros sinais foram patentes no 2.º trimestre do ano.

 A retoma económica em Portugal ainda vai demorar, embora alguns setores, como o turismo e a agricultura possam recuperar mais depressa, disse o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Costa Silva acredita que “talvez em 2022” já haja alguma recuperação, da qual os primeiros sinais foram patentes no 2.º trimestre do ano, disse numa entrevista à Lusa.

“Se continuarmos com estes números, que são excelentes em termos do controlo da pandemia, penso que alguns setores poderão ter uma retoma ainda este ano, outros demorarão mais tempo”, reforça.

Mas, reitera, “é evidente que tudo isso está condicionado pela evolução da pandemia e uma recaída seria trágica”.

Para que haja desenvolvimento e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) seja significativo e sustentável nas próximas décadas, o professor considera, todavia, que é fundamental “mexer” em algumas alavancas, que identifica: as competências, a capitalização das empresas e o “ecossistema da inovação”.

“Temos de fazer [um investimento muito grande] nas competências e nas qualificações”, explica Costa Silva, citando que no indicador crucial na área da educação – a percentagem da população ativa que termina o ensino secundário — Portugal é dos piores países da União Europeia.