RT subiu para 1 a nível nacional e incidência também aumentou

Região de Lisboa e Vale do Tejo ultrapassou o Norte em número diário de casos, pela primeira vez em semanas.

Portugal registou mais 199 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o boletim da DGS que atualizou o total de infeções, contabilizadas desde de março de 2020, para 842.381.

Os novos dados dão ainda conta de mais duas mortes associadas à doença, elevando para 17.009 o número de vítimas mortais da pandemia no país.

A DGS atualizou os indicadores do índice de transmissibilidade e da incidência, como é habitual às segundas-feiras.

Assim, Portugal está agora na fronteira da linha vermelha definida pelo Governo, tendo o Rt registado uma subida de 0,95, dados de sexta-feira, para 1,0, a nível nacional, considerando apenas o território continental passou de 0,95 para 0,99.

Em relação à incidência, esta aumentou a nível nacional de 50,3 para 50,5, tendo diminuído para 47,5 no continente.

Outros dos dados em destaque no boletim estão relacionados com a distribuição geográfica dos novos contactos. Pela primeira vez em semanas, a Lisboa e Vale do Tejo ultrapassou o Norte em número diário de casos. Assim, a região a que pertence a capital registou 90 novos contágios, enquanto a da Invicta somou mais 59. Cada uma destas regiões notificou um óbito.

No Centro foram confirmados vinte diagnósticos positivos, no Algarve nove e no Alentejo cinco. Nos Açores somaram-se mais oito casos, sendo que na Madeira foi registado o mesmo número de contágios.

Atualmente, estão internadas 246 pessoas com covid-19, mais uma do que no domingo, dos quais 72, menos quatro, são considerados doentes graves e encontram-se nos cuidados intensivos.

Mais 291 pessoas deixaram de ter a doença ativa, aumentando para 803.191 o total de recuperados.

Neste momento, estão ativos 22.181 casos de infeção e as autoridades de saúde têm sob vigilância 18.505 contactos.

Consulte o boletim na íntegra.