Sociedade

Estudo revela que portugueses consomem 12 litros de álcool por ano

Entre os países da OCDE, o consumo médio é de 10 litros anuais de álcool por pessoa.


Os portugueses consomem, em média, 12 litros de álcool por ano, um dos registos mais elevados dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), segundo um relatório divulgado esta quarta-feira.

De acordo com a análise feita em 52 países, "os homens consomem 19,4 litros de puro álcool ´per capita` por ano, enquanto as mulheres consomem 5,6 litros".

Ainda segundo o estudo, o consumo médio é de 10 litros anuais de álcool por pessoa, entre os países da OCDE.

Em Portugal, "26,6% dos adultos embriagam-se pelo menos uma vez por mês", o correspondente à ingestão de mais do que 80% de uma garrafa de vinho ou 1,5 litros de cerveja numa única ocasião.

O estudo revela também que "13% das raparigas e 14% dos rapazes com 15 anos de idade" já estiveram embriagados pelo menos duas vezes na sua vida.

Os investigadores alertam que o consumo excessivo de álcool vai ter impacto na saúde e na esperança média de vida. Por exemplo, nos próximos 30 anos, estima-se que os portugueses vão ver a esperança média de vida reduzida em um ano, "devido a doenças e lesões provocadas pelo consumo diário" de mais de uma bebida por dia, no caso das mulheres, e mais de uma bebida e meia por dia, no caso dos homens.

É ainda referido que as mulheres com ensino superior são em 80% dos casos mais propensas a um consumo imoderado de álcool uma vez por mês.

Em Portugal, o preço das bebidas alcoólicas é considerado baixo, pelo que é recomendada a fixação de preços mínimos.