Estudo revela que portugueses consomem 12 litros de álcool por ano

Entre os países da OCDE, o consumo médio é de 10 litros anuais de álcool por pessoa.

Estudo revela que portugueses consomem 12 litros de álcool por ano

Os portugueses consomem, em média, 12 litros de álcool por ano, um dos registos mais elevados dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), segundo um relatório divulgado esta quarta-feira.

De acordo com a análise feita em 52 países, "os homens consomem 19,4 litros de puro álcool ´per capita` por ano, enquanto as mulheres consomem 5,6 litros".

Ainda segundo o estudo, o consumo médio é de 10 litros anuais de álcool por pessoa, entre os países da OCDE.

Em Portugal, "26,6% dos adultos embriagam-se pelo menos uma vez por mês", o correspondente à ingestão de mais do que 80% de uma garrafa de vinho ou 1,5 litros de cerveja numa única ocasião.

O estudo revela também que "13% das raparigas e 14% dos rapazes com 15 anos de idade" já estiveram embriagados pelo menos duas vezes na sua vida.

Os investigadores alertam que o consumo excessivo de álcool vai ter impacto na saúde e na esperança média de vida. Por exemplo, nos próximos 30 anos, estima-se que os portugueses vão ver a esperança média de vida reduzida em um ano, "devido a doenças e lesões provocadas pelo consumo diário" de mais de uma bebida por dia, no caso das mulheres, e mais de uma bebida e meia por dia, no caso dos homens.

É ainda referido que as mulheres com ensino superior são em 80% dos casos mais propensas a um consumo imoderado de álcool uma vez por mês.

Em Portugal, o preço das bebidas alcoólicas é considerado baixo, pelo que é recomendada a fixação de preços mínimos.