Internacional

Casos e mortes por covid-19 diminuíram 60% no último mês na Europa

A OMS destacou a eficácia da vacina contra todas as variantes do vírus SARS-CoV-2.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou, esta quinta-feira, que os casos e mortes relacionadas com o vírus SARS-CoV-2 diminuíram 60% no último mês na Europa e sublinhou a eficácia das vacinas contra a covid-19 em todas as variantes do vírus.

"Os casos semanais na Europa desceram de um planalto de 1,7 milhões em meados de abril para cerca de 685 mil novos casos na semana passada, uma descida de 60 por cento num mês", afirmou Hans Kluge, diretor da OMS Europa.

Kluge sublinhou ainda que "as vacinas são uma luz ao fundo do túnel, mas não se pode deixar que essa luz cegue".  "Estamos na direção certa, mas precisamos de continuar a vigiar o vírus que tirou a vida a quase 1,2 milhões de pessoas nesta região”, alertou.

Agora, devido ao desconfinamento em vários países europeus, será necessário "redobrar esforços na sequenciação [genética do vírus para detetar variantes], isolamento [de pessoas infetadas], rastreio de contactos, quarentena e vacinação" para "manter o controlo e garantir que as tendências continuam a descer", afirmou.