Residentes dos Países Baixos e Croácia já não precisam realizar quarentena obrigatória à chegada a Portugal continental

Os dois países estão atualmente com uma taxa de incidência de covid-19 inferior a 500 infeções por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Residentes dos Países Baixos e Croácia já não precisam realizar quarentena obrigatória à chegada a Portugal continental

Os residentes dos Países Baixos e da Croácia vão deixar de cumprir a obrigatoriedade de isolamento profilático de 14 dias à chegada a Portugal continental a partir deste sábado, anunciou o Governo.

De acordo com um comunicado do Ministério da Administração Interna (MAI), os dois países estão atualmente com uma taxa de incidência de covid-19 inferior a 500 infeções por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

Assim, a partir de hoje já não precisam de cumprir quarentena no domicílio ou num local indicado pelas autoridades de saúde portuguesas.

De mencionar que os passageiros de voos vindos de Brasil, África do Sul, Índia, Chipre, Lituânia e Suécia “continuam a apenas poder realizar viagens essenciais e têm de cumprir, após a entrada em Portugal continental, o período de isolamento profilático”, uma vez que ainda registam uma taxa de incidência igual ou superior a 500 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.

São consideradas viagens essenciais as que se enquadram "o trânsito ou a entrada em Portugal de cidadãos em viagens por motivos profissionais, de estudo, de reunião familiar, por razões de saúde ou por razões humanitárias".

Segundo ainda o despacho do MAI publicado, este sábado, no Diário da República, foi declarada a manutenção das regras para os voos provindos de países da União Europeia, países inseridos no Espaço Schengen (Liechtenstein, Noruega, Islândia e Suíça) e Reino Unido, que apresentem uma taxa de incidência inferior a 500 casos, podendo assim fazer todo o tipo de viagens para Portugal.