Joe Biden recebe família de George Floyd, um ano após a morte do afro-americano

Joe Biden está “ansioso por ouvir as perspetivas [da família] e aquilo que têm a dizer”.

Joe Biden recebe família de George Floyd, um ano após a morte do afro-americano

A família de George Floyd irá ser recebida, esta terça-feira, pelo Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, para assinalar o primeiro aniversário da sua morte. Recorde-se que o afro-americano morreu, a 25 de maio de 2020, após o polícia Derek Chauvin se ter ajoelhado no seu pescoço durante mais de nove minutos.

Segundo Jen Psaki, porta-voz da Casa Branca, Joe Biden está "ansioso por ouvir as perspetivas [da família] e aquilo que têm a dizer".

Esta será a primeira vez que o Presidente norte-americano, eleito em novembro de 2020, recebe a família de Floyd.

George Floyd, afro-americano, de 46 anos, morreu na sequência de uma agressão por parte de Derek Chauvin em Minneapolis, quando este se ajoelhou no pescoço de Floyd, durante nove minutos, deixando-o sem respirar, por ter utilizado uma nota alegadamente falsa de 20 dólares.

Chauvin foi considerado culpado de três crimes: de homicídio em segundo grau, punível até 40 anos de prisão; assassínio em terceiro grau, com pena máxima de 25 anos e também em segundo grau, com pena de prisão até 10 anos.

A família de Floyd recebeu uma indemnização de 27 milhões de dólares, cerca de 22,6 milhões de euros, pela sua morte. O acordo foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Minneapolis, sendo o “maior acordo no caso de homicídio culposo de um homem negro”, segundo os advogados do processo.