Portugal recebe mais de 1,4 milhões de vacinas covid nos próximos dias

Objetivo é acelerar a vacinação de três grupos etários em simultâneo.

Portugal vai receber mais de 1,4 milhões de vacinas contra a covid-19 nesta e na próxima semana, para assim ser mais fácil acelerar o processo de vacinação, anunciado ontem, de três faixas etárias em simultâneo.

"Estima-se que cheguem a território nacional cerca de 950 mil doses da vacina da Pfizer, 340 mil doses da AstraZeneca, 68 mil doses da Moderna e 88 mil doses da Johnson & Johnson (Janssen), esta última de toma única”, adiantou fonte task force, coordenada pelo vice-almirante Gouveia e Melo.

"Encontramo-nos a dias de vacinar a maioria da população acima dos 60 anos pelo menos com uma dose – neste momento, temos 90% destas pessoas com pelo menos uma dose – o que significa que teremos protegido a faixa etária onde até agora se verificaram 96% dos internamentos e mortes por covid-19", adiantou a mesma fonte, citada pela agência Lusa.

"A prioridade passou por vacinar, de forma o mais equitativamente possível entre administrações regionais de saúde", o maior número de pessoas de diferentes faixas etária. Recorde-se que além do processo que já está a decorrer em pessoas entre os 50 e os 59 anos, a partir de 6 de junho também quem tiver entre os 40 e os 49 pode receber a primeira dose, e o grupo etário imediatamente anterior poderá fazê-lo depois de 20 de junho.

“A vacinação destes três escalões etários irá decorrer em paralelo. Falamos aqui de escalões etários onde o risco para as pessoas de contraírem covid-19 é muito semelhante e tentar-se-á com esta medida simplificar e acelerar o processo de vacinação para o conjunto da população", explicou a mesma fonte.