Sociedade

Autoridades de Saúde do Norte deixam recomendações para quem contactou com adeptos ingleses

Em causa está o "aumento da probabilidade de contactos e incumprimento das medidas de prevenção para a covid-19" por parte de alguns adeptos.


As Autoridades de Saúde do Norte deixaram, este domingo, várias recomendações para as pessoas que estiveram na final da Liga dos Campeões, este sábado, no Porto, ou estiveram em alguns dos locais frequentados pelos adeptos ingleses.

A Delegada de Saúde Regional do Norte recomenda que se mantenha atento a sintomas de covid-19, "nomeadamente febre, tosse (de novo, agravada ou associada a dores de cabeça ou dores generalizadas do corpo), dificuldade respiratória ou perda total ou parcial do olfato ou do paladar, de início súbito". No caso do aparecimento destes sintomas, deve contactar o Centro de Contacto do SNS 24 (808 24 24 24).

É ainda recomendando reduzir os “contactos nos próximos 14 dias (restrição social) e cumprimento rigoroso das medidas de prevenção da infeção, como o distanciamento físico, o uso de máscara, a ventilação dos espaços, a higiene das mãos e a etiqueta respiratória”.

Recorde-se que mais de 16.500 adeptos rumaram ao Porto para a final da Liga dos Campeões. 

"As Autoridades de Saúde da região Norte manterão o acompanhamento da situação epidemiológica, ajustando a intervenção em saúde pública, de acordo com a avaliação de risco", informam.