Liga dos Campeões “não correu na perfeição”, diz António Costa

Segundo o primeiro-ministro, cerca de 20% dos ingleses que se deslocaram ao Porto durante o fim de semana “não respeitaram as regras da bolha”, sendo “necessário” distinguir adeptos de turistas.

Liga dos Campeões “não correu na perfeição”, diz António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu, esta segunda-feira, que a final da Liga dos Campeões na cidade do Porto “não correu na perfeição” e que este fim de semana deverá “servir de lição para situações futuras”.

"É evidente que se este fim de semana não pode servir de exemplo, deve servir de lição para situações futuras", disse aos jornalistas no Parlamento.

Segundo o ministro, cerca de 20% dos ingleses que se deslocaram ao Porto durante o fim de semana “não respeitaram as regras da bolha”, sendo “necessário” distinguir adeptos de turistas.

"O que foi dito não foi nada falso. Se não correu na perfeição? Não correu. Há pelo menos 20% das pessoas que terão vindo com bilhete e não respeitaram as regras da bolha, porque decidiram vir antecipadamente", sublinhou.

“O que ficou definido é que os 12 mil lugares teriam de vir e voltar em regime de bolha. As indicações que temos e que 9.800 (80%) pessoas vieram nessas condições”, acrescentou.

António Costa lembrou ainda que “quando foram fixadas as regras não estavam ainda abertas as fronteiras para circulação turística” e que agora “as fronteiras têm estado a funcionar e o Reino Unido tem das taxas de vacinação mais elevadas da Europa”.