Maiores de 20 anos começam a ser vacinados em agosto

As pessoas com mais de 40 anos irão começar a ser vacinadas já na próxima semana.

As pessoas com mais de 20 anos irão começar a ser vacinadas contra a covid-19 em agosto, revelou, esta terça-feira, o responsável pela task-force para o plano de vacinação em Portugal.

A vacinação da faixa etária dos 30 anos deverá terminar “entre o fim de julho e o início de agosto”, segundo o vice-almirante Gouveia e Melo, pelo que “é natural que no início de agosto estejamos a vacinar já pessoas na faixa etária dos 20 anos.”

O responsável reconheceu ainda que existe “uma capacidade limitada para vacinar” – 700 mil vacinas por semana – e revelou que há cerca de quatro mil pessoas a aguardar resposta no auto-agendamento da vacinação.

"Há pessoas que ficam em lista de espera até que se abra mais uma semana", afirmou. “O afluxo foi tão grande que ficaram 60 mil pessoas sem resposta, esse número está desatualizado à data de hoje já são só quatro mil”.

Ainda na conferência de imprensa eHealth Summit, Gouveia e Melo anunciou que as pessoas com mais de 40 anos irão começar a ser vacinadas já na próxima semana e que há “pessoas recuperadas de covid que já estão a ser vacinadas”.

Sobre a aprovação da utilização da vacina da Pfizer em adolescentes entre os 12 e os 15 anos, o vice-almirante afirmou que “pode não ser necessário vacinar as crianças e ao vacinar 70, 80 ou 90% da população podemos estar já a proteger as crianças”.