Operação Zeus da PSP leva à detenção de 15 pessoas

Aprendidas várias armas e diferentes tipos de estupefacientes.

A PSP anunciou, esta quarta-feira, que, além dos 15 detidos ontem na operação policial Zeus, no âmbito de uma investigação a tráfico de droga, de armas proibidas e associação criminosa, foram ainda constituídas arguidas mais dez pessoas.

O subintendente Henrique Figueiredo, ajunto da Divisão de Investigação Criminal, explicou, em conferência de imprensa, que foram detidas 15 pessoas (dez homens e cinco mulheres) com idades entre os 24 e os 71 anos, tendo sido constituídas arguidas mais dez pessoas com interesse para a investigação.

A operação Zeus, que decorreu na terça-feira, é o resultado de uma investigação iniciada há cerca de um ano a tráfico de droga, de armas proibidas e associação criminosa.

Foi dado cumprimento a "23 mandados de busca e apreensão em viaturas e 44 mandados de busca domiciliária, 36 na zona de Tomar e os restantes pelo país", adiantou o subintendente, precisando que sete pessoas foram detidas em cumprimento de mandado de detenção, sete em flagrante delito por posse de arma proibida e um em flagrante delito por posse de estupefaciente.

Na investigação "não foi possível determinar quando o grupo começou a operar", sublinhando que a zona onde mais operava o grupo era no Centro, mais especificamente em Tomar, mas também no Entroncamento e Torres Novas, embora tivesse atividade em todo o território nacional.

Entre a droga apreendida, estão cerca de 200 gramas de cocaína, 25 gramas de heroína, 38 gramas de liamba e 64 plantas de canábis, além de duas balanças de precisão.

Foram apreendidas, igualmente, sete espingardas, uma carabina, cinco pistolas, uma arma de fogo dissimulada (uma caneta transformada para arma de pequeno calibre), uma arma branca dissimulada (uma bengala) e diversos documentos relacionados com as armas apreendidas.

Os detidos vão começar a ser ouvidos, esta quarta-feira, por um Juiz de Instrução no Campus de Justiça, em Lisboa, para saber as medidas de coação.