24 filmes na competição oficial da 74.ª edição do Festival de Cannes

A 74.ª edição do Festival de Cannes está agendada para julho e terá a concurso na competição oficial 24 filmes que vão desde obras de realizadores italianos como Nanni Moretti, russos, como Kirill Serebrennikov e franceses, como Jacques Audiard.

O anúncio foi feito esta sexta-feira, numa conferência de imprensa, onde a organização do festival divulgou ainda que o filme “Flag Day”, do realizador e ator norte-americano Sean Penn, também integrará a competição oficial do evento, que terá lugar entre seis e 17 de julho.

Todos estes realizadores juntam-se aos nomes que já tinham sido divulgados: o do realizador francês Leos Carax, com o filme "Annette", que abrirá o festival, ao norte-americano Wes Anderson, com o filme "The French Dispatch" ou ainda ao holandês Paul Verhoeven, com o filme "Benedetta".  

Na conferência de imprensa foi ainda anunciada uma nova secção intitulada "Cannes Premières", que contará com novas obras de cineastas já consagrados, mas que não constam na competição. Outra das novidades desta edição está relacionada com a criação de uma secção efémera dedicada às questões ambientais. 

No total, a seleção oficial da 74.ª edição do Festival de Cannes conta com 61 filmes.

Já a composição do júri do festival, presidido pelo realizador norte-americano Spike Lee, ainda não foi revelada.

Numa entrevista à revista Variety, realizada no mês de maio, Thierry Frémaux, diretor do festival, revelou que seriam feitos ajustes ao modelo “clássico” do festival, tendo em conta o cenário pandémico que vivemos, nomeadamente com mais sessões ao ar livre.

Por ser um evento para mais de mil pessoas, o acesso ao festival só será permitido “a quem esteja vacinado, a quem apresentar um teste negativo à covid-19 ou que tenha imunidade comprovada”, explicou o representante.

Thierry Frémaux apelou ainda, a propósito das questões logísticas do evento, à "prevenção" e à "prudência", argumentando que a pandemia do novo coronavírus ainda não foi "superada", citaram as agências internacionais. .

Na passada quarta-feira, 2 de junho, a direção do evento anunciou que a atriz norte-americana Jodie Foster vai receber um prémio de carreira no festival, que foi adiado para o verão por causa da pandemia de covid-19.

Dos programas paralelos, sabe-se que o realizador norte-americano Frederick Wiseman, com 91 anos, receberá o prémio de carreira da Quinzena de Realizadores.

Entre os 24 filmes que vão disputar a Palma de Ouro quatro são assinados por realizadoras.