Lisboa: Freguesia da Penha de França é exemplo na área social

Suporte às famílias afetadas leva ao reforço das medidas de apoio ao combate à covid-19.

O apoio às famílias no âmbito da pandemia da covid-19 tem sido um dos principais objetivos da Junta de Freguesia da Penha de França, em Lisboa. Este apoio tem sido materializado através da disponibilização de ‘cabazes de compras’, mas também promovendo programas de apoio na área da saúde mental e da empregabilidade.

A Mercearia Social já existente na freguesia foi a base do apoio social, permitindo reforçar mais rapidamente auxílio com produtos alimentares e outros bens essenciais às pessoas isoladas e em situação de maior fragilidade, tendo-se depois estendido a todos os que viram diminuídos os seus rendimentos em consequência das medidas de combate à pandemia.

Na génese, este projeto é autossustentável através de doações de particulares e empresas, da freguesia e não só: este trabalho de apoio à população só tem sido possível devido à parceria que existe com a Câmara Municipal de Lisboa. Mas face ao aumento da procura verificado no último ano, a Junta de Freguesia da Penha de França tem vindo a apoiar a Mercearia com bens, nomeadamente frescos, que adquire junto do comércio local.

Ao longo do último ano, foi ainda detetada a necessidade de dar resposta às questões de saúde mental emergentes da pandemia, tendo a Junta de Freguesia criado um pacote de apoio aos moradores que consiste em consultas gratuitas de psicologia e psiquiatria, bem como o reforço da linha Penha Liga SOS Sénior de apoio às pessoas de mais de 65 anos que vivem sozinhas.

Para Sofia Oliveira Dias, presidente da Junta de Freguesia da Penha de França, a Junta de Freguesia «assegurou que quem estava em situação de maior fragilidade tivesse acesso a alimentos, medicamentos e bens essenciais». «Explodiram as necessidades e triplicámos os apoios dados antes da pandemia. Mas demos respostas e digo-o com um enorme alívio porque houve momentos muito duros» – acrescenta.

 

Gabinete de Inserção Profissional

Nesta vertente de apoio social, o Gabinete de Inserção Profissional da Penha de França é outro projeto que viu reforçada a sua procura desde que os efeitos da pandemia no emprego se começaram a sentir.

Fruto de uma parceria entre a Junta de Freguesia e o Instituto do Emprego e Formação Profissional, este Gabinete dá apoio, em proximidade, a quem procura emprego ou formação profissional.

O trabalho que tem desenvolvido permitiu a criação de parcerias com empresas de trabalho temporário, bem como o acesso à Rede EFE – Educação Formação Emprego, tendo já atendido 1626 pessoas desde o início da pandemia.