Vacina da Janssen já pode ser administrada em homens com mais de 18 anos

Até à data esta vacina era recomendada apenas a pessoas com mais de 50 anos.

Vacina da Janssen já pode ser administrada em homens com mais de 18 anos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou as normas de vacinação do fármaco da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, e, a partir desta terça-feira, já não existem restrições da sua administração em qualquer faixa etária do sexo masculino. No caso do sexo feminino mantém-se a recomendação de que seja administrada a partir dos 50 anos.

"Em Portugal, recomenda-se, à data, até novos dados serem conhecidos, que a vacina da Janssen seja utilizada: em pessoas do sexo masculino com idade superior igual ou superior a 18 anos e em pessoas do sexo feminino com idade igual ou superior a 50 anos", lê-se num documento assinado pela diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

A decisão foi tomada tendo em conta os novos estudos realizados nos EUA, que “indicam um risco particularmente reduzido” de “fenómenos trombóticos com trombocitopenia” em pessoas do sexo masculino, mesmo com idade inferior a 50 anos.

Até à data esta vacina era recomendada apenas a pessoas com mais de 50 anos, podendo ser administrada em pessoas de faixas etárias inferiores se o vacinado o assim o autorizasse.