Portugal já fez cerca de 12 milhões de testes à covid-19 desde o início da pandemia

53% dos testes já realizados no país foram feitos nos primeiros cinco meses deste ano. 

Desde o início da pandemia, já foram realizados cerca de 12 milhões de testes à covid-19 em Portugal. Mais de metade – 53% – destes testes foram feitos este ano.

De acordo com Fernando Fonseca, coordenador da task force de testagem, que foi ouvido esta quarta-feira na Comissão Eventual para o acompanhamento da aplicação das medidas de resposta à pandemia a pedido do PSD, o mês de janeiro foi aquele em que foram realizados mais testes – mais de 1,6 milhões. Segundo o responsável, o dia em que foram feitos mais testes foi a 22 de janeiro – 77 mil. Nessa altura a taxa de positividade atingiu os 20,2%.

“Em abril chegámos a fazer quase 99 mil testes, mas aqui com uma diferença significativa em que a positividade era apenas de 0,8%”, disse Fernando Fonseca, que destacou o “grande esforço” das task force para manter os níveis de testagem.

Em resposta ao deputado do Bloco de Esquerda, sobre o porquê da "queda significativa" na realização do número de testes entre 20 de abril e 20 de maio, Fernando Almeida justificou com o momento atual: “Está a testar-se muito, para cima daquilo que é o necessário”, defendeu.

De acordo com o responsável, na última semana foram realizados 317.545 testes, com uma taxa de positividade de 1,3%. Note-se que a “linha vermelha” aconselhada pelo Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças é de 4%.

“Enquanto nós estivermos bem abaixo dos 4% é sinal de que estamos a fazer uma testagem que nos garante alguma tranquilidade”, disse.

Fernando Fonseca explicitou que em abril foi realizada uma média de 49.490 testes por dia, em maio, 39.795, e em junho 44.794. Na testagem, Portugal está à frente de países como Itália, Espanha, Suécia, Irlanda, Suíça, Países Baixos ou a Alemanha.