Refugiados sírios recebidos esta quarta-feira

Cidadãos foram acolhidos em Lisboa

Portugal recebeu esta quarta-feira 18 refugiados sírios oriundos da Turquia, elevando assim para 742 o número de cidadãos recebidos ao abrigo do Programa Nacional de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

De acordo com um comunicado dos gabinetes da ministra do Estado e da Presidência e do ministro da Administração Interna, os cidadãos foram acolhidos na cidade de Lisboa.

O Programa Nacional de Reinstalação do ACNUR já trouxe a Portugal 281 pessoas vindas do Egito e 461 vindas da Turquia de diferentes nacionalidades, especificamente da Síria, Etiópia, Eritreia, Somália, do Iraque, Sudão e do Sudão do Sul.

O acolhimento e integração de refugiados têm sido uma prioridade do Governo, num esforço contínuo que conta o envolvimento do Estado central, das autarquias locais e de entidades públicas e privadas, que tem recebido o reconhecimento do ACNUR, da Organização Internacional das Migrações (OIM), da União Europeia e do Conselho da Europa.

Portugal tem dado uma resposta positiva a todas as situações de emergência que decorrem de resgates humanitários, tendo já sido acolhidas 234 pessoas recolhidas através de operações no Mediterrâneo. No país, encontram-se já 100 crianças e jovens no âmbito do compromisso português com a Comissão Europeia para a recolocação de até 500 menores não acompanhados.

Portugal foi ainda o sexto país europeu que mais refugiados acolheu ao abrigo do Programa de Recolocação da UE, tendo recebido 1.550 refugiados entre dezembro de 2015 e abril de 2018. Destes, 1190 eram provenientes da Grécia e 360 de Itália, tendo sido colocados em 97 municípios.

Ao abrigo do Acordo Administrativo assinado entre Portugal e Grécia, que prevê a transferência de 100 beneficiários/requerentes de proteção internacional, já chegou ao país uma família de três elementos, sendo que foram ainda recebidos 142 requerentes de asilo ao abrigo do acordo entre a UE e a Turquia, entre junho de 2016 e dezembro de 2017.