Marcelo já falou com Medina e diz que percebe pedido de desculpa do autarca

Em causa está a partilha de dados pessoais de ativistas com Moscovo, na sequência de uma manifestação em Lisboa contra a prisão de Alexei Navalny, opositor do regime de Putin.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse, esta quinta-feira, que já falou com o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, acerca da partilha de dados de ativistas russos com Moscovo.

Em declarações aos jornalistas, à saída da Reitoria da Universidade da Madeira, onde almoçou, o chefe de Estado considerou que este é um caso lamentável e que compreende o pedido de desculpa de Medina. "Percebo o pedido de desculpa", disse.

Segundo Marcelo, Medina explicou-lhe “que tinha já pedido desculpa porque tinha havido uma comunicação, que em teoria é uma comunicação burocrática que se faz, em termos de serviços administrativos, sobre quem organiza e quem assume a responsabilidade das manifestações, e que isso foi objeto de um extravio e de uma utilização indevida que acabou por, como ele reconheceu, ter tido os efeitos que foram noticiados”.

“Realmente é lamentável que isso tenha acontecido, e percebo o pedido de desculpa do senhor presidente da Câmara Municipal de Lisboa. O que ele disse é, no fundo, aquilo que todos os responsáveis sentem, que não devia acontecer, não devia ter acontecido e espera-se que não volte a acontecer”, defendeu.

Marcelo recordou também que Medina pediu desculpa aos manifestantes em questão. “Porque não se trata aqui de atingir um Estado estrangeiro, mas cidadãos estrangeiros”, acrescentou.

Já António Costa, que também esteve a almoçar com o Presidente da República, não quis falar aos jornalistas.

{relacionados}