Ursula von der Leyen visita Lisboa na próxima quarta-feira para aprovar Plano de Recuperação e Resiliência

A presidente da Comissão Europeia irá deslocar-se entre os dias 16 e 18 de junho a cinco Estados-membros, entre os quais Portugal, Espanha, Grécia, Dinamarca e Luxemburgo. 

Ursula von der Leyen visita Lisboa na próxima quarta-feira para aprovar Plano de Recuperação e Resiliência

A presidente da Comissão Europeia (CE) vai visitar a capital portuguesa na próxima quarta-feira a propósito da formal aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) do Governo português, que está ainda sujeito a aprovação pelo colégio de comissários.

Ursula von der Leyen anunciou, na passada terça-feira, que a Comissão iria “começar a aprovar já na próxima semana os panos para adoção do Conselho”.

A presidente da CE irá deslocar-se entre os dias 16 e 18 de junho a cinco Estados-membros – Portugal e Espanha (16 de junho), Grécia e Dinamarca (17) e Luxemburgo (18) – para pronunciar o resultado das primeiras avaliações finais de Bruxelas.

A porta-voz do executivo comunitário Dana Spinant assinalou que o anúncio da aprovação dos primeiros planos para os Estados-membros terem acesso aos fundos do pacote de recuperação “NextGenerationEU” está ainda sujeito ao consentimento pelo colégio de comissários.

Ainda que não tenha entrado em pormenores sobre a data deste processo, tudo indica que tal deverá acontecer na reunião semanal agendada para terça-feira da próxima semana, 15 de junho.

De realçar que Portugal foi o primeiro país da União Europeia a entregar formalmente, em abril, o PRR a Bruxelas. Este plano prevê projetos de 16,6 mil milhões de euros, dos quais 13,9 mil milhões de euros dizem respeito a subvenções a fundo perdido.

A presidência portuguesa do Conselho europeu espera que ainda seja possível adotar os primeiros planos antes de terminar o mandato, apontado para o final do corrente mês de junho.