Sociedade

Plesiossauro mais antigo da Península Ibérica descoberto em São Pedro de Moel

Batizado de 'Plesiopharos moelensis' é “o mais completo e antigo da Península Ibérica, datado do início do Período Jurássico, há cerca de 195 milhões de anos".

Plesiossauro mais antigo da Península Ibérica descoberto em São Pedro de Moel

Investigadores do Dino Parque e do Museu da Lourinhã anunciaram, esta segunda-feira, a descoberta do mais antigo e mais completo fóssil de plesiossauro da Península Ibérica, numa praia de São Pedro de Moel, na Marinha Grande, distrito de Leiria.

"Este plesiossauro é o mais completo e antigo da Península Ibérica, datado do início do Período Jurássico, há cerca de 195 milhões de anos", referem os investigadores no comunicado, divulgado esta segunda-feira.

Os fósseis do 'Plesiopharos moelensis', assim designado por ter sido encontrado perto do Farol de São Pedro de Moel e da afinidade familiar com os plesiossauros, foram descritos num artigo científico publicado na revista Acta Palaeontologica Polonica.

A descoberta na praia foi feita pelos colecionadores Victor Teixeira e António Domingos, que encontraram vestígios fossilizados de partes das barbatanas dos membros do lado direito do animal, do tórax e do pescoço, e doaram o achado ao Dino Parque para ser estudado em laboratório e exposto ao público, escreve a agência Lusa.

A equipa pluridisciplinar de paleontólogos e geólogos que descreveu o fóssil integrou Eduardo Puértolas-Pascual, Miguel Marx, André Saleiro, Alexandre Fernandes, João Marinheiro, Carla Tomás e Simão Mateus, colaboradores do Museu da Lourinhã e do Dino Parque.

Os comentários estão desactivados.