Teto falso da urgência do Hospital de Santo André cede e obriga doentes a abandonar espaço

O teto cedeu após o entupimento de uma caleira.

A queda de um teto falso na sala de Urgência Geral do hospital de Santo André, em Leiria, obrigou a retirar os doentes do espaço. O teto cedeu após o entupimento de uma caleira.

Segundo a nota de imprensa do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), ao qual pertence o hospital de Santo André, “a situação está já normalizada em todas as áreas afetadas”. A área verde do hospital terá ficado funcional pouco depois do incidente.

O CHL confirmou a existência de uma infiltração de águas no serviço de Urgência Geral, “devido às condições meteorológicas da noite passada [15 de junho], com uma queda intensa de chuva na cidade de Leiria”.

A “infiltração apenas provocou danos nos tetos falsos, especificamente nas áreas ‘amarela’ e ‘verde’ do serviço”, indicou o conselho de administração, ao afirmar que não se registou “quaisquer danos pessoais”.

"Apenas houve danos em algumas placas do teto falso, que são em pladur, sofrendo danos por ação da água acumulada devido à infiltração. A estrutura do teto está intacta e já foi reposta", referiu o CHL em nota.

De acordo com a equipa técnica que averiguou o sistema de drenagem de águas pluviais, o hospital informa que “a infiltração terá sido causada pelo entupimento de uma caleira, devido à presença de um saco de plástico, que arrastado pelo vento ali se alojou”.

O incidente provocou “alguns transtornos no funcionamento do serviço e originou a mobilização de doentes para outras áreas, de forma a realizar trabalhos de reparação e limpeza”, esclarece ainda o hospital de Leiria.

Agora, segundo o mesmo comunicado, o conselho de administração do CHL está a avaliar com os serviços técnicos “se se justificam mais medidas para prevenir ocorrências futuras”.