Portugal é um dos cinco países mais seguros do mundo

Na União Europeia há apenas um país mais seguro do que Portugal.

Portugal está entre os cinco países mais seguros do mundo.

De acordo com o relatório do Institute for Economics & Peace, Portugal é o quarto país mais seguro no mundo, apenas atrás da Islândia, Nova Zelândia e Dinamarca, e o segundo entre os países da União Europeia.

Em comunicado, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, frisou que o facto de “Portugal ser considerado um dos países mais seguros do mundo é um ativo para a qualidade de vida dos portugueses” e “uma vantagem competitiva face a outros países”. 

Para Cabrita, “a questão da segurança está muito longe de ser uma questão estritamente policial”. “A segurança é hoje um fator decisivo para a captação de investimento, para a captação dos turistas que esperamos voltar a ter, para o reforço da imagem global do país”, considera.

“Lembramo-nos facilmente de países que têm um grande potencial como o nosso, nos quais a insegurança limita o desenvolvimento económico, o investimento ou o turismo”, sublinhou o ministro.

“Portugal registou, em 2020, os indicadores mais baixos de criminalidade desde que existe o atual modelo de registo, há mais de 30 anos. E é importante recordar que isso foi conseguido num ano tão difícil como este de pandemia que, em muitos países, contribuiu para o aumento da conflitualidade e para o aumento de algumas formas de criminalidade”, destacou.

Note-se que, em 2014, Portugal ocupava o 18.º lugar deste ranking.