Pelo menos um morto em colapso de prédio de 12 andares em Miami. Há vários desaparecidos | Fotogaleria

Foram retiradas duas pessoas dos escombros até à data, uma delas foi a morte confirmada. 55 dos 130 apartamentos do prédio Champlain Towers Southe desabaram na madrugada desta quinta-feira. 

Pelo menos um morto em colapso de prédio de 12 andares em Miami. Há vários desaparecidos | Fotogaleria

O Champlain Towers Southe, um prédio de 12 andares construído em 1981, desabou parcialmente – 55 apartamentos do total de 130 – durante a madrugada desta quinta-feira, em Surfside, Miami, nos Estados Unidos. (Veja as fotografias do desabamento na fotogaleria). 

Cinquenta e uma pessoas foram dadas como desaparecidas, uma vez que ainda não foram encontradas dez horas depois do colapso, indicou uma fonte local ao canal televisivo CBS. 

O mayor do Condado de Surfside [presidente da câmara] confirmou a única morte conhecida até à data – retirada dos escombros -, acrescentando que ainda se desconhece o número de pessoas feridas e quantas estavam no interior do prédio no momento em que parte deste ruiu. 

"O prédio simplesmente colapsou. Onde havia uma diferença de três metros por cada andar, agora  os andares estão a menos de um metro de distância. Isto deixa o meu coração partido, pois significa que não vamos conseguir ter tanto sucesso em encontrar pessoas vivas" debaixo dos escombros, afirmou Charles Burkett. 

De acordo com fontes oficiais, 35 pessoas foram resgatadas nas varandas dos prédios, dez foram assistidas por médicos no local e duas foram levadas para hospitais, uma das quais morreu, segundo Burkett, faltando ainda a confirmação oficial.

Ainda em conferência de imprensa, Burkett contou que o gerente do prédio o avisou que a torre tinha um número considerável de pessoas e por isso seria provável encontrar mais pessoas sem vida, ao indicar também que Champlain Towers Southe poderia estar em perigo de colapsar novamente, segundo informa o canal NBC 6 South Florida. 

Segundo Raide Jadallah, do departamento de Incêndios e Resgates, foi transportado equipamento pesado para o local como maneira de ajudar a estabilizar a estrutura do prédio e melhorar os acessos, uma vez que o grande medo é a possibilidade de o Champlain Towers Southe ruir totalmente durante a missão de resgate. 

A operação de resgate está a ser liderada pelo bombeiros do condado de Miami-Dade e estão a ser prejudicados pela chuva. 

Quinze famílias foram realojadas em hóteis, confiirmou o mayor.

De acordo com o Twitter dos bombeiros de Miami-Dade e a CNN, no local estão “mais de 80 unidades”, apoiadas por dezenas de equipas de resgate do condado e de cidades vizinhas.

Segundo o canal televisivo NBC 6 South Florida, os bombeiros, com ajuda de cães, estão à procura de pessoas que possam estar presas nos destroços e também a salvar, com recurso a escadas, pessoas que estejam em zonas do prédio que não ruíram. 

Este canal captou imagens do momento em que os bombeiros resgataram um rapaz de 12 anos no meio dos escombros. 

Uma sobrevivente, que vive no nono andar da parte restante do Champlain Towers Southe, disse à NBC 6 que o desabamento do prédio pareceu um terramoto. Ao abrir a janela, a residente viu apenas pó no ar e indicou que todas as pessoas que estão no lado colapsado desapareceram nos escombros. 

Com as imagens e os vídeos que estão a ser partilhados nas redes sociais, é possível ver os destroços e a restante parte que ficou do prédio ainda erguida. 

Notícia atualizada pelas 18h00