Governo lamenta que Alemanha tenha colocado Portugal na ‘lista vermelha’ ignorando o certificado digital

O certificado digital covid-19 da União Europeia já se encontra em vigor em Portugal e a partir de 1 de julho passa a poder ser usado em viagens internacionais.

O Ministério dos Negócios Estrangeiro reagiu, este sábado, à decisão da Alemanha de colocar Portugal na sua ‘lista vermelha’ de viagens.

Numa publicação partilhada no Twitter, a tutela liderada por Augusto Santos Silva lamentou o facto de a Alemanha considerar Portugal um país de risco, “independentemente da variação regional e sem ter em conta o certificado digital”.

“Lamentamos a decisão alemã de considerar Portugal um país de risco, independentemente da variação regional e sem ter em conta o certificado digital covid-19”, lê-se.

“Continuaremos a agir para conter a atual tendência de aumento de infeções em vários pontos do nosso território, e para acelerar a vacinação”, acrescenta o Ministério.

Recorde-se que Portugal entrou esta sexta-feira na ‘lista vermelha’ de viagens da Alemanha. Assim, a partir de 29 junho, todos os viajantes que entrem na Alemanha provenientes de Portugal são obrigados a cumprir quarentena de dez dias.

O Instituto Robert Koch justificou a medida com o facto de Portugal ter em circulação variantes preocupantes do coronavírus, referindo-se à variante Delta, associada à Índia. 

A chanceler alemã, Angela Merkel, já tinha tecido críticas à falta de regras comuns de viagens na União Europeia, usando Portugal como exemplo do aumento de contágios na Europa, que, na sua opinião, “poderia ter sido evitada”.

O certificado digital covid-19 da União Europeia já se encontra em vigor em Portugal e a partir de 1 de julho passa a poder ser usado em viagens internacionais. O documento foi criado com o objetivo de facilitar a circulação na União Europeia.