Costa testa negativo à covid-19 depois de ter estado com PM luxemburguês que está infetado

Esta é a segunda vez que António Costa esteve em contacto com um alto cargo de um país europeu, que viria a acusar positivo para a doença.

Costa testa negativo à covid-19 depois de ter estado com PM luxemburguês que está infetado

António Costa testou negativo à covid-19, soube-se esta segunda-feira, após ter estado com um infetado, o primeiro-ministro do Luxemburgo, Xavier Bettel, na última reunião do Conselho Europeu.

O teste positivo de Bettel foi anunciado no fim de semana pelo governo luxemburguês e no mesmo dia, o gabinete do primeiro-ministro português divulgou uma nota a referir que Costa iria realizar o teste à covid-19 esta segunda-feira.

Segundo essa nota do gabinete, o chefe do Executivo "não teve praticamente contactos com o primeiro-ministro do Luxemburgo", e faria o teste mesmo com as "duas doses da vacina" tomadas e de ter "usado sempre máscara e ter respeitado as regras de distanciamento físico".

No comunicado luxemburguês, o governo considerou que nenhum dos líderes é considerado contacto de risco, uma vez que foram cuidadosos com as regras de distanciamento físico e o uso de máscara tidos durante os dois dias de reunião europeia.

Xavier Bettel esteve com sintomas ligeiros – febre e dores de cabeça, tendo iniciado uma quarentena de 10 dias. O primeiro-ministro luxemburguês já recebeu a primeira dose da vacina contra a covid-19.

Esta é a segunda vez que António Costa esteve em contacto com um alto cargo de um país europeu, que viria a acusar positivo para a doença. Recorde-se que Costa ficou em isolamento profilático preventivo após o Presidente de França, Emmanuel Macron, ter testado positivo em dezembro, levando Costa a passar o Natal na residencial oficial de São Bento, em Lisboa.