“Berardo gabou-se de ser intocável e de ter encontrado um truque”, diz Mortágua que agora só deseja justiça

Deputada do Bloco já reagiu à notícia da detenção de Berardo, que após uma pergunta sua, na Comissão de inquérito, garantiu não ter dívidas.

“Berardo gabou-se de ser intocável e de ter encontrado um truque”, diz Mortágua que agora só deseja justiça

A dirigente do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua afirmou, esta terça-feira, que espera que seja feita justiça em relação a devedores aos bancos, como Joe Berardo.

"José Berardo foi à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos (CGD) gabar-se de ser intocável e gabar-se de ter conseguido encontrar um truque – que foi descoberto e exposto ao país nessa comissão de inquérito -, uma fraude para esconder uma coleção de arte do Novo Banco e da CGD, de forma a que essa dívida não pudesse ser cobrada", afirmou a deputada, questionada pelos jornalistas sobre a detenção do empresário, na sede do Bloco de Esquerda, onde apresentava um projeto de lei sobre moratórias bancárias.

{relacionados}

"Depois desse truque, houve muitos outros devedores que foram às comissões de inquérito, ou melhor, foram expostos nas comissões de inquérito truques muito parecidos para não pagar o que devem aos bancos" e que hoje sabe-se "o nome de alguns desses devedores", continuou.

"E tudo o que eu espero e tudo o que eu desejo é que seja feita justiça relativamente a esse tipo de ações, muitas delas de caráter fraudulento, que foram levadas a cabo para estes devedores não pagarem as suas dívidas aos bancos, com prejuízos para todos os contribuintes e para todos os portugueses", acrescentou.

Mortágua referiu ainda que só podia ver “com bons olhos” tudo “aquilo que tenha a ver e que seja o funcionamento da justiça”, sublinhando que é preciso deixar “a justiça trabalhar da forma que é entender que é relevante e que é importante".