Já foram entregues quatro listas para as eleições à liderança do Montepio

Eleições vão realizar-se no final deste ano, o prazo de entrega das listas termina hoje

Já foram entregues quatro listas para a liderança da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), uma que aposta na continuidade da atual administração, liderada por Virgílio Lima, e outras três de oposição. A lista atual de continuidade da liderança do banco conta com nomes como Virgílio Lima, Idália Serrão – que tal como o Nascer do SOL avançou a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) determinou a alteração de pelouros da administradora, considerando que não tinha a adequação necessária para deter os pelouros financeiro e de contabilidade, mantendo atualmente a pasta das residências de idosos – João Carvalho das Neves, Rui Heitor e Fernando Amaro como membros efetivos. Já  Alípio Dias –que liderou o Banco Totta & Açores antes da compra pelo Grupo Champalimaud e foi administrador do BCP –  e Luís Patrão, antigo presidente do Turismo de Portugal e ex-chefe de gabinete dos primeiros-ministros António Guterres e José Sócrates completam a lista. 

Depois do fracasso das negociações para a constituição de uma lista única de oposição à atual liderança da associação mutualista de Virgílio Lima surgiram mais três listas. Uma delas já tinha sido avançada pelo i e é composta por Eugénio Rosa que vai contar com Ana Drago, António Couto Lopes, Catarina Homem, Luís Costa e Tiago Mota Saraiva. Ao que o i apurou, esta lista não identifica cargos, mas foi garantido que cada um dos nomes terá pelouros.

Recorde-se que o economista tinha garantido, na semana passada, que “apesar de todos os esforços que realizamos, não foi possível constituir uma lista de unidade que integrasse representantes de um grupo de quadros do Montepio e da ex-lista B que concorreu às eleições realizadas em 2018”, e como tal, iria iniciar “a constituição de uma lista que continua a ser da unidade – incluindo várias correntes de opinião – que defenda os verdadeiros valores do mutualismo, que vise a recuperação do Montepio e a defesa dos interesses e dos direitos dos associados e dos trabalhadores do Montepio (que são também associados), que vivem neste momento de novo sob a ameaça potencial de centenas de despedimentos”.

A terceira lista já era esperada e é composta por quadros internos do banco, dos nomes propostos para membros executivos conta para presidente João Vicente Ribeiro – que esteve ligada ao Pharol – Maria Eduarda Osório, Nuno Paramés, Pedro Gouveia Alves e Pedro Líbano Monteiro. Como membros não executivos surgem: Paula Guimarães e Fernanda Freitas. Para o Conselho Fiscal, a proposta recai em Paulo Gil André, Tereza Fiuza e António Coutinho.
Por fim, a quarta lista, apoiada por Ribeiro Mendes – que concorreu nas últimas eleições contra Tomás Correia – conta com Pedro Corte Real (presidente), Miguel Coelho, Mário Valadas, Nazaré Ribeiro, Nuno Rolo, Marcelo Gama e Ana Nogueira.

Sublinhe-se que as eleições deverão realizar-se no fim deste ano e há pelo menos uma novidade em relação às votações anteriores: o conselho de administração perdeu a exclusividade da lista A e as letras passam agora a ser atribuídas às listas que se candidatarem aos órgãos sociais por sorteio.