OMS alerta: Mundo enfrenta “período muito perigoso da pandemia”

Variante Delta já está em 98 países. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) adiantou, esta sexta-feira, que a variante Delta, que é predominante em Portugal, está presente em, pelo menos, 98 países.

“A Delta foi detetada pelo menos em 98 países e está a disseminar-se rapidamente em países com baixa e com alta cobertura de vacinas”, alertou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em conferência de imprensa.

O responsável avisou que mundo enfrenta agora um “período muito perigoso da pandemia”, com “cenas terríveis de hospitais sobrelotados” em países que têm uma baixa cobertura de vacinação e com a variante Delta a “continuar a mutar”.

Para o diretor-geral da OMS é necessário que os líderes mundiais trabalhem em conjunto para garantir que 70% da população mundial está vacinada em julho de 2022 e 10% já em setembro deste ano, de forma a proteger os grupos mais vulneráveis mas também profissionais de saúde.

“Essa é melhor maneira de controlar a pandemia, de salvar vidas e de levar à recuperação económica global, evitando que as variantes conseguiam se disseminar”, defendeu.

Tedros Adhanom Ghebreyesus adiantou ainda que para aumentar a vacinação a nível global estão a ser criadas novas instalações de produção em várias partes do mundo. Contudo, o líder da OMS disse que este objetivo pode ser acelerado com a partilha de conhecimento e desafiou a BioNTech a Pfizer e a Moderna a ajudar nesse sentido, de forma a “acelerar o desenvolvimento" de novas produções de vacinas.