Costa admite que país já enfrenta a quarta vaga e que é preciso acelerar vacinação

Vacinação nas próximas semanas “com condições que serão mais incómodas”.

O primeiro-ministro reconheceu, esta terça-feira, que o país enfrenta atualmente a quarta vaga da pandemia e que as condições de vacinação nas próximas duas semanas serão "mais incómodas", pois é preciso um esforço de aceleração.

"O país está ainda a enfrentar esta difícil pandemia, estamos mesmo a enfrentar uma quarta vaga desta pandemia. E não nos podemos distrair, não podemos relaxar, isto exige que aceleremos mesmo o processo de vacinação. Vai ser feito um esforço muito grande nas próximas duas semanas, com condições que serão mais incómodas para quem se vacina, mas que reforçará a segurança de todos e particularmente daqueles que vão ver mais rapidamente alcançada a segunda dose da vacinação", afirmou António Costa, à margem da cerimónia de apresentação da linha Metrobus Boavista-Império, infraestrutura financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência.

O chefe de Governo sublinhou que este esforço de aceleração da vacinação não permite "qualquer distração" do comportamento social da população, e reiterou a importância de manter as regras sanitárias, como a etiqueta respiratória, desinfeção das mãos e distanciamento físico.

"Esta é uma luta que não terminou, é uma luta que tem de continuar e que temos de travar", acrescentou.