Mais de 230 médicos saíram do SNS este ano até maio

 Estão hoje a trabalhar com o Serviço Nacional de Saúde mais 346 médicos aposentados.

Mais de 230 médicos saíram do SNS este ano até maio

Mais de 230 médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) aposentaram-se até ao passado mês de maio, dos quais 131 eram especialistas em medicina geral e familiar, revelou a ministra da Saúde. Segundo Marta Temido, em 2019 aposentaram-se 409 médicos, no ano passado foram 653 e, até maio deste ano 231.

“É uma circunstância que é fruto do que são os direitos do trabalhadores, pelo decurso do seu exercício profissional”, disse a ministra, explicando que o Executivo tem trabalhado para inverter a situação, tentando abrir mais vagas e “garantido que não há nenhum médico que queira ser contratado que fique por contratar”. Naquilo que diz respeito ao mecanismo que permite a contratação de médicos aposentados, estão hoje a trabalhar com o Serviço Nacional de Saúde mais 346 médicos aposentados.

Sobre o mais de um milhão de portugueses que estão sem médico de família – o valor mais alto desde 2016 -, a ministra realçou a duração do ciclo de formação destes profissionais de saúde e declarou que “a demografia médica reflete a demografia da sociedade em geral”.