Reino Unido levanta quarentena aos britânicos vacinados que viajem de Portugal

Mas têm de apresentar teste negativo, realizado 72 horas antes do regresso e fazer novo PCR, às suas custas, nas 48 horas seguintes à chegada a Inglaterra.

Reino Unido levanta quarentena aos britânicos vacinados que viajem de Portugal

Os residentes no Reino Unido que tenham a vacinação completa vão ficar isentos de quarentena no regresso ao território inglês, vindo de países europeus que estão na ‘lista amarela’ de viagens internacionais do Governo britânico, como é o caso de Portugal, anunciou o ministro dos Transportes, esta quinta-feira.

A isenção de quarentena, que entra em vigor a partir de 19 de julho, vai aplicar-se também aos menores de 18 anos, que ainda não são elegíveis para ser imunizados, adiantou ainda Grant Shapps no Parlamento.

Para se considerar que a vacinação está completa têm de ter passado 14 dias desde a administração da segunda dose, ainda assim os viajantes terão de apresentar na mesma um teste com resultado negativo, realizado 72 horas antes do regresso, e ser submetidos a um novo teste PCR, às suas custas, nas primeiras 48 horas após a chegada.

"Como um dos países mais vacinados do mundo, devemos usar estas vantagens para restaurar muitas das liberdades que foram necessariamente perdidas nos últimos meses", argumentou o ministro.

Shapps sublinhou, no entanto, que esta medida só vai beneficiar residentes no Reino Unido e não pessoas vacinadas noutro país que queiram visitar Inglaterra, remetendo para mais tarde no verão uma abertura a visitantes do estrangeiro.

Sublinhe-se que o anúncio do Governo britânico, por enquanto, diz apenas respeito a Inglaterra, pois as regras em matéria de saúde são da responsabilidade dos respetivos governos autónomos da Escócia, do País de Gales e da Irlanda do Norte.