Apenas 0,1% dos quase três milhões de vacinados contra a covid-19 adoeceram

Graça Freitas admite alívio de medidas em setembro.

Apenas 0,1% dos quase três milhões de vacinados contra a covid-19 adoeceram

A diretora-geral da Saúde disse, em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, que acredita que a partir de setembro será possível levantar as restrições e aprender a viver com a covid-19. Isto, assumindo que se cumprirá a meta de ter 70% da população elegível totalmente vacinada.

Graça Freitas sublinhou o "excelente ritmo de vacinação", e avançou com a previsão de que "no início de setembro, cerca de 80% da população elegível recebeu uma dose, e 70% duas doses".

"Se isso acontecer, e apesar de termos a variante delta em circulação, dá-nos já um nível de imunidade bastante bom. Não havendo risco zero, e dependendo, mais uma vez, da situação epidemiológica nessa altura, creio que a tendência será para assumir a nossa vida com alívio das medidas".

Por outro lado, deixou o aviso: "De vez em quando, teremos de fechar a torneira, porque o vírus está com maior capacidade de expandir".

Sublinhe-se que esta estimativa de vacinados em setembro, tem já em conta a inoculação dos jovens entre os 12 e os 15 anos, cuja vacinação está ainda pendente de recomendação das autoridades de saúde.

A diretora-geral adiantou que já leu o parecer, ainda não publicado, e que a autorização para esta faixa etária ser vacinada vai ser dada.

Sobre as reinfeções em pessoa já inoculadas, Graça Freitas precisou que das 2.984.095 pessoas com esquema vacinal completo, apenas 3.580 adoeceram, o que corresponde a 0,1%.

Para a responsável a aposta na vacinação continua a ser a arma mais eficaz para travar o vírus, mas fez questão de lembrar que não é infalível, pois "este vírus, pela sua capacidade de se multiplicar e sofrer mutações, não é um candidato a ser erradicado", prova disso é o facto de surgirem casos de infeção em pessoas já vacinadas.