Portugal administrou um milhão de vacinas contra a covid-19 na última semana

A “estimativa inicial” era de 850 mil inoculações. Task-force destaca o “ritmo de vacinação excecionalmente elevado” e agradece a “vontade, compreensão e tolerância de todos os portugueses” e a “entrega de todos os envolvidos”.

Portugal administrou um milhão de vacinas contra a covid-19 na última semana

Só na última – de 5 a 11 de julho – cerca de um milhão de pessoas em Portugal foram inoculadas com a vacina contra a covid-19, anunciou, esta segunda-feira, a task-force responsável pelo plano de vacinação no país. A “estimativa inicial” era de 850 mil inoculações.

“Na semana de 5 a 11 de julho, foram administradas um milhão de vacinas contra a covid-19 aos residentes em Portugal continental, um resultado que superou a estimativa inicial de 850 mil inoculações”, lê-se em comunicado.

A task-force, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, sublinhou que “nesta semana verificou-se um ritmo de vacinação excecionalmente elevado em função da grande disponibilidade de vacinas e da decisão de antecipar para oito semanas o intervalo entre doses da vacina da AstraZeneca”.

“Este foi um esforço adicional feito para reforçar a segurança de todos, numa altura de agravamento da situação epidemiológica no país”, acrescenta, agradecendo a "vontade, compreensão e tolerância de todos os portugueses" e a “entrega de todos os envolvidos”.

Desde o início da vacinação em Portugal, a 27 de dezembro de 2020, já foram administradas mais de 9,7 milhões de doses da vacina.